No Japão, o chefe da diplomacia portuguesa falou da «atitude única do povo português» e ligou o nome de Portugal ao conceito de credibilidade, que disse estar na base da confiança.
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu, esta quinta-feira, perante uma plateia de empresários, no Japão, a ideia de que Portugal está perto do sucesso quanto ao que se refere a sair da situação de crise em que se encontra presentemente.
«A atitude única do povo português, com um esforço enorme, diferenciou Portugal completamente de qualquer outra história», afirmou Paulo Portas numa referência a outros países europeus que também se encontram em crise.
Para Portas, «quase dois anos depois do empréstimo, Portugal, tal como a Irlanda, podem ser apresentados hoje como países da Europa que estão mais perto do sucesso».
O chefe da diplomacia portuguesa aproveitou ainda para recordar que Portugal já ultrapassou com distinção sete avaliações da troika e ligou o nome de Portugal ao conceito de credibilidade.
«Acreditamos em credibilidade. A credibilidade é a base da confiança e a confiança é a base para o investimento», frisou Portas, num seminário económico em Tóquio, que demorou várias horas.
Durante a sua intervenção, Portas lembrou ainda as semelhanças entre algumas palavras portuguesas e japonesas para demonstrar os laços fortes entre os dois países.