O Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP) escolheu cinco bancos internacionais e um nacional para avançar com uma emissão de dívida pública com maturidade de 15 anos, noticia hoje a Bloomberg.
Corpo do artigo
Segundo a agência de informação financeira, a operação tem maturidade a 15 de fevereiro de 2030 e CaixaBI, Credit Agricole, Danske Bank, Deutsche Bank, Morgan Stanley e Nomura foram os bancos escolhidos.
A 21 de agosto, fonte oficial do IGCP afirmou à Bloomberg que a instituição estava a ponderar lançar um leilão sindicado de dívida a 15 anos no início do outono.
Fonte próxima do processo adiantou à que a operação «deverá ser lançada no futuro próximo, sujeito às condições de mercado».
Por seu turno, fonte do IGCP citada pelo jornal eletrónico Dinheiro Vivo, refere que esta quarta-feira de manhã o IGCP vai decidir se avança com a operação, o que, acontecer, será realizada no mesmo dia. Aliás, recorda o Dinheiro Vivo, historicamente quando a contratação de bancos é feita o IGCP faz a emissão no dia seguinte.
Esta operação sindicada será a primeira a 15 anos que é feita desde junho de 2008.