
Lisboa, 16/4/2017 - Um grupo de estudantes chineses a estudar no Reino Unido, junto à Torre de Belém. Os gastos dos turistas chineses em viagens ao estrangeiro aumentaram 12%, cerca de 246 mil milhões de euros, este ano e em número de turistas, o mercado chinês cresceu 6% em 2016, para 135 milhões de viajantes, consolidando a China como o mercado internacional nº1. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
Reinaldo Rodrigues/ Global Imagens
Os chineses gastam em média, por dia, pelo menos 650 euros. Para debater o turista do futuro e a estratégia para o trazer até Portugal vai acontecer em Lisboa a primeira Cimeira sobre Turismo de Qualidade e de Compras.
Corpo do artigo
Chama-se "Summit Shopping Tourism & Economy" e vai decorrer no próximo dia 16 de março. Trata-se de um evento internacional que junta especialistas de diferentes setores para debater o impacto do Turismo de Qualidade e de Compras em Portugal.
TSF\audio\2018\03\noticias\11\joao_vasconcelos_o_turista_gastador_1
A cimeira, organizada por um comité presidido por João Vasconcelos, anterior secretário de Estado da Indústria, vai reunir membros do Governo e representantes de entidades públicas e privadas para debaterem a criação de modelos sustentáveis que permitam ganhar escala e competitividade, com impactos económicos e sociais, no sentido de reforçar o prestígio e a credibilidade do país como destino para o Turismo de Compras.
TSF\audio\2018\03\noticias\11\joao_vasconcelos_gasto_por_turista_2
Este é um segmento em crescimento, registando-se um aumento exponencial a nível mundial. Dados da consultora Global Blue indicam que Portugal é o país europeu que mais cresceu em "tax free shopping" no ano passado, com turistas extracomunitários a gastarem num dia em compras o mesmo que os europeus numa semana - os chineses, com um valor médio de compras de 642 euros/dia, são os turistas que mais gastam em Portugal, seguidos pelos norte-americanos (506) e angolanos (252).
TSF\audio\2018\03\noticias\11\joao_vasconcelos_chineses_4
"É expectável que esta tendência positiva se mantenha nos próximos anos, pois é um dos principais fatores para o desenvolvimento das cidades, considerando a sua capacidade em acrescentar valor, gerar emprego, promover um turismo de qualidade, possibilitar a amortização de grandes investimentos em infraestruturas e contribuir para a inovação tecnológica", anuncia a organização do evento.