Começa esta segunda-feira, no Estoril, o Congresso da principal organização internacional de consumidores, este ano dedicado à economia digital.
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Num mundo em que se fazem compras em qualquer lugar do mundo sem sair de casa os consumidores enfrentam novos riscos. Esta alteração dos padrões de consumo através do comércio eletrónico é o tema central da cimeira internacional dos consumidores.
O congresso internacional dos consumidores realiza-se no Centro de Congressos do Estoril e vão ser quatro dias para se discutir inovação e ética nas políticas publicas de defesa do consumidor e de acordo com o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, este encontro vai lançar pistas para regular a economia digital num mercado cada vez mais aberto.
"Os consumidores têm que ser colocados no centro da inovação digital na perspetiva da defesa dos seus direitos e interesses através da regulação mas a regulação é especialmente complexa quando hoje a economia digital nos abre fronteiras no que diz respeito à economia", adianta João Torres.
O secretário de Estado revela que Portugal não tem nenhum preconceito em relação à economia digital mas o trabalho deve ser feito em três frentes: "a nível de cada estado, a nível europeu, mas também à escala global", sustenta.
Assim, é fundamental "construir novos mecanismos internacionais para se proteger os consumidores", nomeadamente quando as empresas de retalho utilizam a inteligência artificial.
"A inteligência artificial tem de ter um grande acompanhamento por parte dos organismos públicos, não no sentido de se travar este tipo de mecanismos mas no sentido de se garantir que a privacidade é assegurada", revela João Torres.
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O secretário de Estado da Defesa do Consumidor pensa que vai ser importante discutir estas matérias com gigantes da Internet que vão estar presentes como a Google, a Vodafone e a Mozilla.
Para João Torres, "a realização do congresso em Portugal tem grande relevância", para mais esta é a segunda vez que Portugal acolhe esta cimeira com 120 oradores de 90 países
Fundada em 1962, a Consumers Internacional é uma federação que agrega mais de 200 organizações públicas e privadas de defesa do consumidor, em todo o mundo, entre elas a portuguesa Direção-Geral do Consumidor.