Portugal foi o segundo país da União Europeia onde a produção industrial mais caiu em Junho deste ano, sofrendo uma descida de 3,5 por cento face a Maio, anunciou hoje o Eurostat.
Corpo do artigo
A produção industrial na Zona Euro caiu 0,7 por cento em Junho deste ano face ao mês anterior, com a quebra a subir para 1,2 por cento no total da União Europeia (UE), de acordo com o gabinete de estatística europeu.
Em termos homólogos em relação a 2010, ainda assim, a produção no sector sentiu um aumento de 2,9 por cento na zona euro e de 1,7 na UE a 27, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat.
No mês de Maio, quer nos países da moeda única quer na UE generalizada, a produção industrial tinha crescido 0,2 por cento face ao mês anterior.
Portugal, com uma queda de 3,5 por cento em Junho, fica apenas atrás da Dinamarca, que sofreu uma descida de 5,8 por cento no sector, estando acima da Finlândia (-3,3 por cento), enquanto as maiores subidas se encontraram na Letónia, com 4,1 por cento, e na Lituânia, com 3,7 por cento.
Em Junho, em relação a maio deste ano, os vários sectores de produção industrial sofreram quebras, excepto o campo da energia nos 27 países da UE, registando um aumento de 0,8 por cento, enquanto na zona euro sofreu uma descida de 0,4.
Enquanto comparados com Maio os números mostram quedas na produção industrial em 15 países da UE e subidas em apenas cinco, face ao período homólogo de 2010 houve aumentos em 13 dos países para os quais há informação e diminuições em oito.