O ministro da Agricultura confirmou, esta quinta-feira, à TSF que o Governo vai, tal como a Espanha, pedir uma indemnização a Bruxelas devido aos prejuízos dos agricultores com os pepinos.
Corpo do artigo
O facto de as autoridades alemãs terem precipitadamente apontado os pepinos espanhóis como a causa da epidemia que já matou 17 pessoas na Alemanha e na Suécia prejudicou o consumo em Portugal.
Depois de as autoridades alemãs terem feito saber que afinal a epidemia não estava associada aos pepinos espanhóis, Madrid informou que vai pedir uma indemnização. Uma medida que as autoridades portuguesas decidiram copiar.
«Estou preocupado com isso porque numa semana já tivemos prejuízos na ordem dos dois milhões de euros» e, por causa disso, «enviámos para a Comissão Europeia um relatório com a situação em Portugal e o impacto na agricultura reivindicando indemnizações aos produtores», disse o ministro da Agricultura.
António Serrano mostrou-se preocupado sobretudo com a «restauração da confiança» dos consumidores, que estão «assustados».
Neste sentido, o governante apelou aos cidadãos que consumam «produtos portugueses», porque «oferecem todas as condições de segurança alimentar».
Em Portugal, registou-se na última semana uma quebra de cerca de 90 por cento no consumo de pepino. O ministro receia que se a confiança não for rapidamente restaurada o prejuízo pode ainda crescer.
«Esperamos que a Comissão Europeia possa identificar os responsáveis e poder indemnizar os países onde houve impacto negativo na produção. Espanha é o mais penalizado, mas Portugal está a ser também muito penalizado», frisou.