De acordo com o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, os portugueses estão a gastar mais nas férias de 2025 face a igual período do ano passado e Cabo Verde lidera a lista de destinos mais cobiçados.
Corpo do artigo
Na hora de pegar no chapéu, óculos de sol e enfiar fato de banho na mala, os portugueses estão a procurar viajar mais este verão e o maior crescimento de procura é nos pacotes com valor médio de 900 euros.
Cabo Verde lidera as preferências dos portugueses, seguido da República Dominicana e das ilhas espanholas, o que face ao ao verão passado, significa que a principal alteração, foi a inversão entre o segundo e o terceiro destino mais procurado.
Segundo o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, o maior crescimento verificou-se nos pacotes com valores entre os 600 e os 1200 euros e a relação qualidade-preço mantém-se como o critério mais decisivo na hora de escolher a viagem, pelo menos, para 92,2% dos inquiridos, muito à frente do segundo fator, o tempo despendido nas viagens de ida e volta, que recolheu 25,5% das respostas.
O setor tem contribuído decisivamente para estas tendências garante em comunicado, o presidente da ANAV.
Miguel Quintas adianta que “o trabalho desenvolvido pelas agências de viagens faz com que exista hoje no mercado uma oferta muito mais competitiva em destinos como as Caraíbas, ou África, do que em Portugal. Adiantando ainda que, ao contrário do que se convencionou, os preços praticados no mercado nacional não são a única explicação para as tendências verificadas nos últimos anos”.
O Barómetro de Verão 2025 tem como objetivo identificar as tendências, motivações e prioridades dos consumidores e baseia-se em respostas de 51 agências de viagem a um questionário com seis perguntas.
