Cavaco Silva manifestou a convicção de que Portugal não precisa de mais tempo para cumprir o programa da troika, mas sublinhou que precisa de mudar alguns dos termos do contrato.
Corpo do artigo
«É perfeitamente natural que a troika, ao constatar que se alteraram pressupostos ou situações como o crescimento da economia europeia, possa sugerir não a extensão do programa, porque neste momento não está sobre a mesa, mas alterações de alguns termos que constavam do memorando de entendimento», afirmou o Presidente da República.
Por exemplo, no que diz respeito a melhorar as condições de financiamento da economia. E isso, lembrou Cavaco silva, o Governo está a negociar. Negociar ou ajustar, o chefe de Estado sublinhou que é preciso ter cuidado com as palavras que se usam.
Que não se fale em negocição, que se criem condições para financiar a economia, pediu Cavaco Silva, convicto de que Portugal não vai precisar de um novo pedido de resgate nem sequer de estender o memorando já assinado.