As bolsas europeias abriram hoje a desvalorizar reagindo às previsões do banco norte-americano Morgan Stanley, que considera que quer os EUA, quer a Europa estão «perigosamente perto de uma recessão».
Corpo do artigo
As principais praças abriram todas a perder mais de 1 por cento, com o índice alemão Dax a perder 1,59 por cento, o francês CAC 40 a descer 1,15 por cento e o Footsie-100 a desvalorizar 1,20 por cento.
Em Madrid, a queda do Ibex-35 foi de 1,36 por cento e em Milão, o FTSE-Mib perdia 1,81 por cento. Também Lisboa abriu em queda, embora mais ligeira, já que o PSI-20 não chegava a cair 1 por cento, ficando-se nos 0,94 por cento.
Os investidores continuam assim a demonstrar dúvidas sobre a economia, sobretudo depois de o Morgan Stanley ter revisto em baixa as suas previsões para o crescimento da economia mundial em 2011 e em 2012.
De acordo com o banco, os "erros" relativamente à crise das dívidas soberanas na Europa e a "resposta insuficiente" dos vários governos afectaram a confiança de investidores e empresas, resultando num menor crescimento da economia.
De acordo com as revisões revistas, a economia mundial já não vai crescer 4,2 por cento este ano, mas sim 3,9 por cento. O mesmo é esperado para 2012, já que as estimativas apontavam para 4,5 por cento, sendo que agora o banco prevê apenas 3,8 por cento.