O gasóleo deverá subir oito cêntimos por litro e a gasolina passará a custar mais três cêntimos por litro
Corpo do artigo
O preço dos combustíveis vai disparar na segunda-feira: o gasóleo deverá subir oito cêntimos por litro e a gasolina passará a custar mais três cêntimos por litro, de acordo com a informação disponibilizada no site do Automóvel Clube de Portugal. Trata-se de uma das maiores subidas dos últimos meses.
Tendo em conta os valores médios praticados nas bombas, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,616 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 poderá subir para os 1,722 euros por litro.
Os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
A escalada do conflito no Médio Oriente está a alimentar receios de perturbações no abastecimento. O Brent, o petróleo bruto de referência na Europa, para entrega em agosto, está a subir para 78,85 dólares, contra 76,70 dólares na quinta-feira, apoiado nos receios de uma interrupção do fornecimento de petróleo do Médio Oriente devido à guerra entre Israel e o Irão.
Face a esta situação, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garante que está a acompanhar a situação, mas revela que, por agora, não haverá qualquer intervenção por parte do Governo para fazer baixar o valor dos combustíveis.
Argumenta que o preço do petróleo ainda está "muito longe daquilo que foram os preços de 2022" e que levaram que fosse criado um conjunto de apoios a nível europeu para o setor da energia para "baixar o preço".
"Iremos acompanhar, vamos ver como se desenvolve o conflito no Médio Oriente, esperando que eles se possam resolver e, em função daquilo que for a evolução futura do preço do petróleo, poderemos ou não atuar", atira.
