Entre esta segunda e terça-feira, é possível que o gasóleo esteja à venda, de forma generalizada, a menos de um euro por litro. A descida desta semana, que reflete a baixa do próximo do petróleo nas últimas semanas, poderá atingir os quatro cêntimos e meio.
Corpo do artigo
Em alguns postos low cost, geralmente ligados a grandes superfícies comerciais, o preço já baixou na última semana, abaixo da "barreira psicológica" do euro por litro. Na gasolina sem chumbo 95, os preços podem descer até dois cêntimos em meio.
No caso da gasolina, o preço médio até hoje era de 1 euros 38 cêntimos. No gasóleo, um euro e 14 cêntimos.
Agostinho Pereira Miranda, advogado e especialista no mercado de combustíveis, admite que estas descidas, a acontecerem esta segunda-feira, não serão ainda um reflexo exato das variações internacionais.
O especialista diz que, depois de ter terminado a semana a valer menos de 40 dólares por barril, o brent deve continuar barato, mas é impossível prever por quanto mais tempo.
Um olhar para um mercado, que balança por estes dias, entre os conflitos no Médio Oriente e a diminuição da procura de várias economias globais.