O secretário de Estado da Energia disse que os preços dos combustíveis «são livres», pelo que o aumento exponencial nas estações de serviço está em linha com o que se passa na Europa.
Corpo do artigo
Henrique Gomes, que falava à margem da conferência do Diário Económico "O mercado das infra-estruturas", em Lisboa, afirmou que «os preços dos combustíveis são livres e supervisionados pela Autoridade da Concorrência», acrescentando que «a variação de preços acompanha as da Europa».
Num momento em que o litro da gasolina já ultrapassou a barreira dos 1,7 euros e o do gasóleo os 1,5 euros, o responsável governamental adiantou que a «pequena diferença [entre Portugal e o resto da Europa] explica-se pelas questões geográficas e capacidade negocial» das empresas.
O governante voltou a frisar que, «retirando a fiscalidade, Portugal tem o mesmo preço de Espanha com alguma diferença explicada pela excentricidade geográfica».
O agravamento de preços nos combustíveis é consequência da escalada de aumento do preço do barril de petróleo, que hoje se situa nos 122,53 dólares segundo o índice do Brent do Mar do Norte, o crude de referência para a Europa.