Fernando Pinto vai deixar presidência da TAP, Antonoaldo Neves será o sucessor
Depois de mais de 17 anos à frente da transportadora aérea portuguesa Fernando Pinto sai de cena. Antonoaldo Neves foi presidente executivo da Azul e já estava na comissão executiva da TAP.
Corpo do artigo
Foi através de um email, a que a TSF teve acesso, que Fernando Pinto anunciou aos trabalhadores da TAP que vai deixar a presidência executiva da companhia aérea. Na mensagem, o ainda líder da empresa, garante que "não é, nem jamais será um adeus", anunciando que vai" continuar ligado à empresa nos próximos dois anos enquanto assessor da TAP".
O presidente Executivo, que deixará o cargo no dia 31 de janeiro, refere que os 17 anos que passou na transportadora aérea portuguesa" foram a experiência mais enriquecedora da carreira". E salienta que a TAP é hoje três vezes maior do que quando chegou.
No email enviado aos trabalhadores, e no qual agradece e destaca o empenho de todos, Fernando Pinto anuncia o nome do sucessor, proposto pelos acionistas da Atlantic Gateway, que terá de ser aprovado na Assembleia Geral no último dia deste mês. Antonoaldo Neves é uma escolha que não poderia deixar Fernando Pinto mais contente e entusiasmado, escreve o ainda líder da TAP, acrescentado que Antonoaldo é uma pessoa com grande conhecimento do sector, ao qual está ligado há cerca de 15 anos.
Fernando Pinto garante que vai sair com o sentimento de "missão cumprida", acreditando que "a empresa está no bom caminho" e que por isso ele se sente "plenamente realizado" na hora de dizer... até já.
Governo vai reconduzir equipa e elogia Fernando Pinto
Num comunicado enviado às redações ao final da manhã, após a notícia da saída de Fernando Pinto, o Ministério do Planeamento e Infraestruturas anunciou que na Assembleia Geral de dia 31 de janeiro, "o Governo, através da Parpública, vai propor a recondução dos seguintes membros do Conselho de Administração: Miguel Jorge Reis Antunes Frasquilho (presidente), Ana Pinho Macedo Silva, António José Vasconcelos Franco Gomes de Menezes, Bernardo Luís Amador Trindade, Diogo Campos Barradas de Lacerda Machado, Esmeralda da Silva Santos Dourado."
O Governo acrescenta na nota enviada que, no cumprimento do Acordo Parassocial da empresa, uma nova Comissão Executiva "será designada pelos acionistas privados após consulta ao Estado. No momento em que Fernando Pinto cessa funções como presidente da Comissão Executiva, o Governo manifesta o seu inequívoco reconhecimento pelo papel que desempenhou no equilíbrio e desenvolvimento da TAP na última década e meia."