
TAP
dr
Num vídeo colocado na página do Facebook, Fernando Pinto pede desculpa aos clientes da TAP pelos danos que serão causados pela greve de oito dias dos pilotos.
Corpo do artigo
O presidente da TAP afirma ter «dificuldade em entender as razões que levaram a tal acção contra» a empresa e diz que chegou a ter «alguma esperança durante o processo negocial», referindo que «tudo convergia» para fosse possível chegar a «bom termo».
«Fiquei bastante surpreso disso não ter acontecido», acrescenta.
Fernando Pinto afirma ainda ter a «certeza» que a TAP tem «os melhores pilotos da Europa», considerando que a decisão de avançar para a greve «não passa de um excesso do nosso sistema sindical».
Por último, o presidente da transportadora diz que a empresa «tudo fará para conseguir minorar os problemas» que deverão resultar da greve.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) decidiu avançar com dois períodos de quatro dias de greve - 9, 10, 11 e 12 de Dezembro e 3, 4, 5 e 6 de Janeiro de 2012 - para «exigir» à TAP o cumprimento das normas do Acordo de Empresa, a «reposição de um clima laboral que reponha a equidade no tratamento entre pilotos e chefias» e o «envolvimento dos pilotos no processo de privatização da companhia aérea».
A última greve convocada pelo SPAC durou dois dias e decorreu em Setembro de 2009.