Primark investe 40 milhões de euros em Portugal e cria mais 500 postos de trabalho
A marca irlandesa nascida, em 1969, em Dublin, já com dez lojas em Portugal e 1700 postos de trabalho. Vai abrir mais quatro unidades em cidades como, Guimarães, Viseu, Covilhã e Montijo
Corpo do artigo
No plano de expansão apresentado, esta quarta-feira, a Primark anunciou a reabertura da loja do centro comercial Colombo, em Lisboa, já nesta sexta-feira, após passar por um processo de remodelação. No entanto, o plano de investimento é maior.
Até final do ano, a retalhista conta abrir uma nova loja no Montijo, mas ainda não tem datas para o arranque da operação em Guimarães, Viseu e Covilhã. Esta última será a primeira num Retail Park.
Com um crescimento geral acima dos 7%, a Primark já está presente em 17 mercados com um total de 80 mil colaboradores e lidera este segmento de negócio em alguns países, incluindo Portugal, numa altura em que 43% do seu portfólio está no Reino Unido.
A marca irlandesa, nascida em Dublin, em 1969, assinala 15 anos em Portugal com um plano de investimento que ronda os 40 milhões de euros, prevê a expansão do Norte ao Sul do país. Com as novas quatro unidades agora anunciadas espera contratar mais 500 pessoas.
“O recrutamento vai começar nos próximos meses, sendo que as candidaturas para a loja do Montijo já estão abertas”, adianta Nelson Ribeiro, head of sales da Primark.
Nesta altura, 55% da roupa produzida para a marca já é feita de materiais reciclados, mantendo o compromisso de continuar a usar algodão orgânico em todas as suas roupas, até 2027, com o alargamento do Sustainable Cotton Programme, que até ao final de 2023 incluirá 276 mil pequenos agricultores, desde a Índia, ao Bangladesh e Paquistão.
