
BESI
A primeira prestação para a compra do BESI pela Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), no valor de 56,85 milhões de euros, será paga até 19 de dezembro, anunciou aquela empresa chinesa.
Corpo do artigo
A informação foi prestada à Bolsa de Hong Kong na terça-feira, já depois do fecho do mercado de capitais daquela Região Administrativa Especial da China, onde a HTIH está cotada e tem a sua sede.
Subsidiária da Haitong Securities, empresa financeira estatal, sedeada em Xangai, a HTIH vai comprar o BESI ao Novo Banco por 379 milhões de euros, conforme acordo celebrado na segunda-feira em Lisboa.
A finalização do acordo está agora «dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão direta sobre a entidade compradora», indicou o Novo Banco à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.
Depois de cumpridas todas as formalidades e o pagamento do montante total da aquisição, o BESI «passará a ser uma subsidiária direta do HTIH», diz o comunicado da empresa chinesa.