Os quatro maiores bancos a operar em Portugal, excluindo o Novo Banco, tiveram resultados mistos entre janeiro e setembro, com o Santander Totta e a CGD a apresentarem lucros, e o BCP e o BPI no lado dos prejuízos.
Corpo do artigo
O Santander Totta registou o maior resultado líquido, próximo dos 119 milhões de euros, quase duplicando o lucro apurado nos primeiros nove meses de 2013.
Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) lucrou 55,5 milhões de euros, uma forte recuperação face ao prejuízo de 283,5 milhões de euros registado no período homólogo do ano passado.
O Banco Comercial Português (BCP) também teve uma melhoria significativa do resultado líquido que, embora permaneça em terreno negativo, baixou de 597,3 milhões de euros negativos para 98,3 milhões de euros negativos.
Quanto ao Banco BPI, depois de ter registado um lucro de quase 73 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano passado, passou para o "vermelho", com um prejuízo de 114,3 milhões de euros.
Em termos combinados, o resultado das quatro instituições foi negativo em 38,3 milhões de euros, ainda assim, uma forte recuperação face aos prejuízos de 747,6 milhões de euros apurados entre janeiro e setembro de 2013.
Entre os cinco grandes bancos que operam em Portugal, faltam apenas ser divulgadas as contas do Novo Banco, entidade de transição que resultou da medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal ao Banco Espírito Santo (BES) no início de agosto.