Procura de estrangeiros por Portugal no Natal cresce mais de 50% face ao ano passado
Os dados são do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, com base nos indicadores fornecidos pelo painel de especialistas que consulta para o seu estudo anual e, este ano, a maioria indica um crescimento significativo à boleia dos turistas estrangeiros, em especial, vindos dos EUA
Corpo do artigo
Há mais 52% de visitantes estrangeiros nesta altura do ano, em 2024, e mais 57% de dormidas, o que, a confirmar-se, será o maior crescimento de origem externa desde que há registo.
De acordo com Jorge Costa, presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), cerca de 70% dos especialistas em turismo auscultados anualmente pelo instituto, antecipa um aumento significativo de receitas, fruto da procura externa pelo destino Portugal entre o Natal e o final do Ano.
Destacam-se os visitantes dos tradicionais vizinhos europeus de Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, mas também um número crescente e substancial de norte-americanos.
Não se observam grandes alterações no comportamento do mercado interno face ao ano passado e, para 2025, já se prevêem sinais positivos para o primeiro semestre, que podem levar a um novo ano recorde no turismo.
Apesar do indicador de confiança no turismo indicar um grau de confiança de 80 em 100 pontos, o valor mais elevado em 10 anos, os constrangimentos do aeroporto de Lisboa continuam a ser apontados como o aspeto negativo do setor para o Ano Novo.
