Procura por contabilistas dispara: "demonstra a dificuldade" na entrega do IRS
A plataforma online Fixando comparou os dados da primeira semana de abril com o mesmo período do ano passado
Corpo do artigo
A plataforma online Fixando registou um aumento de 45% na procura de contabilistas, numa altura em que os contribuintes já estão a entregar a declaração de IRS referente ao ano de 2024.
A plataforma, que se apresenta como "líder na contratação online de serviços em Portugal", explica em comunicado que "analisou os dados da primeira semana de abril relativos à procura de contabilistas para entrega da declaração de IRS de 2024, e concluiu que a procura por este tipo de serviços registou um aumento de 45% face ao período homólogo de 2024".
"O crescimento agora registado demonstra a dificuldade, para a maioria das pessoas, em compreender os valores presentes na declaração de IRS de 2024, consequência do reembolso antecipado que ocorreu nos meses de setembro e outubro, e dos acertos nos escalões em novembro e dezembro do ano passado", afirma Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.
De acordo com os dados enviados pela Fixando, "61% dos pedidos são submetidos por trabalhadores por conta de outrem" e "31% têm filhos ou dependentes". A plataforma também refere que 21% pretendem incluir gastos com casa própria no IRS e outros 20% estão "em situação de arrendamento". Há ainda 17% de "trabalhadores independentes ou prestadores de serviços" e 10% que "declararam venda de ações ou rendimentos de imóveis arrendados".
A Fixando apresenta ainda comentários de utilizadores: "Normalmente todos os anos recebo cerca de mil euros de IRS pelo automático, este ano comprei casa e aparece ‘a pagar 52 euros’. Queria perceber se existe alguma forma de afinar o IRS para não ter de pagar ou até mesmo receber alguma coisa."
Outro utilizador procura "ajuda a entender os valores da declaração automática e revisão dos valores a pagar, bem como a submissão da declaração de 2024 na forma mais eficiente".
A plataforma online garante ainda que os contabilistas "continuam a responder de forma eficaz", com uma "taxa de resposta" de 82%.
O prazo para a entrega da declaração de IRS começou a 1 de abril e dura até ao dia 30 de junho.