O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) que vai até 2020 já atingiu 50% de execução neste mês de dezembro, anunciou o ministro da agricultura, esta quarta-feira, no Parlamento.
Corpo do artigo
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, salientou que esta meta está bem acima da média europeia que afirma situar-se em cerca de 36 por cento. O governo quer mesmo superar os 100 por cento de execução. "111 por cento para ser mais concreto" explicou Capoulas Santos, contando com os montantes adicionais que foram injectados.
De acordo com o governante, a taxa de execução do PDR 2020 está "cerca de oito meses adiantada", relativamente ao programa PRODER, gerido pelo anterior governo.
Ouvido na comissão parlamentar de Agricultura, Luís Capoulas Santos frisou que "o mérito é 99 por cento dos agricultores" que têm transformado a agricultura num "setor dinâmico" com fortes investimentos.
Os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, mostram que, até ao início de Dezembro, foram apresentadas 62.470 candidaturas ao PDR, um programa aprovado pela Comissão Europeia há 4 anos para apoiar uma gestão eficiente de recursos no setor.