Provedor de Justiça alerta para «funcionamento deficiente» do site das Finanças
O Provedor de Justiça diz que é preciso resolver os problemas recorrentes do site das Finanças e acabar com o «funcionamento deficiente» do sistema informático da Autoridade Tributária e Aduaneira. O alerta surge num ofício hoje divulgado e enviado Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Corpo do artigo
Em comunicado, José de Faria Costa, sublinha que este alerta já tinha sido feito pela Provedoria em dezembro de 2012. Quase dois anos depois, os problemas continuam.
O ofício agora enviado ao Governo reúne os vários problemas no funcionamento do Portal das Finanças e que foram identificados através das queixas recebidas.
Estes problemas estão relacionados com a «submissão de declarações, consultas e impressão de documentos, sobretudo desde meados de abril até meados de maio», com algumas reclamações a referirem falhas a 28 e 30 de maio.
O Provedor de Justiça alerta ainda para o «deficiente funcionamento do sistema informático da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que não decorre apenas de uma libertação de meios para fazer face a fluxos anormais de entrega de declarações e que se reflete no trabalho desenvolvido pelos funcionários» das Finanças, bem como no atendimento presencial.