
Arquivo/Global Imagens
Os socialistas argumentam que a resposta que receberam hoje da Comissão Europeia lhes dá razão.
Os eurodeputados Francisco Assis, Elisa Ferreira e Carlos Zorrinho tinham enviado uma pergunta à Comissão sobre o concurso público para a subconcessão do metro e dos STCP. As dúvidas prendiam-se com o facto do único concorrente - a Ferrocarril Metropolitá de Barcelona - ser um operador com capitais públicos, o que o impediria de participar no concurso.
Na resposta, a Comissão Europeia sublinha que não consegue avaliar se essa empresa tem ou não o estatuto de operador interno, mas, caso assim seja, "será difícil de justificar" a sua participação no concurso.
José Luís Carneiro, o líder do PS Porto, considera que a resposta da Comissão Europeia vem dar razão às dúvidas dos socialistas e defende, por isso, que o concurso seja suspenso.
"O apelo que é feito é que o Governo possa corrigir este concurso e avance com a sua suspensão, na medida em que o único operador que concorreu, no nosso entendimento, não podia concorrer", frisa. José Luís Carneiro diz que "agora compete aos órgãos da administração da STCP e Metro e ao Governo encontrar uma saída".