A revisão das metas para o défice orçamental vai servir apenas para «alongar o martírio», disse hoje o deputado socialista João Galamba.
Corpo do artigo
«O Governo diz que [as instituições da 'troika'] flexibilizaram a meta [do défice]; não é verdade, o que fizeram foi alongar o martírio a que o senhor ministro nos está a expor», disse Galamba ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, durante uma audição na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.
«A flexibilização é só para acomodar o seu falhanço», acrescentou o socialista eleito por Santarém.
O Governo e a 'troika' acordaram rever as metas para o défice orçamental para 5% do PIB este ano (em vez de 4,5%) e 4,5 por cento para o próximo (em vez de 3%).
«Nenhuma instituição internacional, ninguém em Portugal acredita nas suas previsões», prosseguiu Galamba, acusando Gaspar de ter perdido «toda a credibilidade» em 2012. «Até figuras da sua área política dizem que [o orçamento para 2013] é fantasioso.»
«O senhor tem direito à sua análise, à sua opinião, mas creio que será desmentido a esse respeito», respondeu Gaspar, argumentando que a 'troika' considera que o Governo fez «avanços muito importantes em termos de reformas estruturais».