
Diana Quintela/Global Imagens
Depois das críticas do primeiro-ministro, conheça as empresas de telecomunicações com mais reclamações.
Corpo do artigo
A MEO, principal marca do grupo PT Portugal comprado em junho de 2015 pela Altice, está longe de ser o operador de comunicações com mais reclamações no país tendo em conta o número de clientes. No entanto, as queixas dispararam em 2016, sobretudo devido a um enorme aumento das avarias reportadas pelos consumidores.
A conclusão é visível no último relatório da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), consultado pela TSF, depois das fortes críticas do primeiro-ministro ao funcionamento da PT durante os fogos de Pedrógão Grande e aos alegados maus resultados da venda à Altice.
António Costa disse mesmo que, "por mim, já fiz a minha escolha da companhia que utilizo".
Quais as companhias com mais reclamações?
O relatório da ANACOM revela que em 2016 a MEO teve um grande aumento de reclamações: mais 20,4% (3.812) que em 2015.
O documento é, no entanto, mais detalhado e explica que na MEO a subida se deveu, sobretudo, a mais 103% de reclamações por "avarias" que passaram de 1073 em 2015 para 2178 em 2016.
Apesar dos anteriores aumentos significativos, que fizeram disparar a taxa de reclamações por mil clientes da MEO de 2,7 para 3,5 em apenas um ano, o mesmo relatório permite perceber que outras empresas da concorrência têm números piores.
A NOWO (antiga Cabovisão) lidera a lista das reclamações por mil clientes (7,1), seguida da NOS (6,1) e, só depois, a MEO (3,5) que perde, no entanto, para a Vodafone (2,7).
Mesmo no serviço telefónico móvel, aquele que foi diretamente criticado pelo primeiro-ministro, a taxa da MEO (1,2) é quase metade da rival NOS (2,1).
"Um desabafo infeliz"
O presidente da comissão de trabalhadores da PT não fica surpreendido com os números da ANACOM sobre o trabalho da MEO, sublinhando que apesar da possível deterioração do serviço dos últimos tempos, este continua muito melhor que o da concorrência.
TSF\audio\2017\07\noticias\14\francisco_goncalves_1
Francisco Gonçalves explica que têm um conflito laboral grave com a administração da Altice por várias mudanças trazidas no último ano, mas a PT e a MEO continuam a ser a principal referência do país nesta área.
O representante dos trabalhadores admite que em 2016 as queixas possam ter aumentado por mudanças impostas pela nova administração, mas a MEO continua a ter, garante, o melhor serviço.
TSF\audio\2017\07\noticias\14\francisco_goncalves_3
Sobre as palavras de António Costa, Francisco Gonçalves diz que o primeiro-ministro foi "infeliz", mas certamente não quis levar os clientes da PT para outras empresas.