Desde 2009 que não se vivia tanto de crédito. Da habitação ao carro, portugueses bateram recordes
O crédito à habitação foi o que mais cresceu e voltou a níveis pré-crise. O Banco de Portugal justifica o aumento do recurso a crédito com o melhor desempenho da economia, a redução do desemprego e o crescimento dos salários.
Corpo do artigo
Há um número recorde de devedores dos cartões de crédito. Os dados do Banco de Portugal indicam 137 mil portugueses em incumprimento, numa dívida acima dos três mil milhões de euros. Apesar de todos os alertas do regulador ao longo dos últimos meses estão também a crescer os empréstimos para comprar carro e casa.
Quem quer casa...pede empréstimo ao banco. Em 2018, foi este este tipo de crédito que mais cresceu em comparação com o ano anterior: 19,1%. Atingiu o valor mais elevado desde 2010, noticia o jornal "Público".
Apesar das recomendações do Banco de Portugal para que as instituições financeiras sejam mais prudentes na concessão de empréstimos, a verdade é que também o crédito ao consumo registou uma subida o ano passado:10,3%.
Neste segmento, destaque para o crédito automóvel. O Jornal de Notícias conta que foram firmados, no ano passado, 77 mil novos contratos.
A mesma tendência em relação aos cartões de crédito, com 43 mil novos utilizadores. A dívida associada a estes cartões atingiu um novo máximo, mais de três mil milhões de euros.
Porque está a crescer o crédito? O Banco de Portugal justifica com o melhor desempenho da economia, com a redução do desemprego e o aumento de salários. O banco central está no entanto preocupado com os prazos cada vez mais longos para o pagamento dos empréstimos que se, por um lado, se traduz numa prestação mensal mais baixa, a verdade é que no final do contrato o consumidor irá pagar montantes muito elevados.
O regulador revela também que o número de devedores em incumprimento tem diminuído. Atingiu o nível mais baixo desde 2009. Ainda assim, no ano passado, quase 200 mil pessoas não conseguiram cumprir os pagamentos decorrentes dos cartões de crédito e do crédito automóvel.