Chama-se Planetiers mas é uma ideia bem portuguesa. Uma das startups nacionais mais mediáticas do ano 2018 consegue juntar tudo o que se pode fazer pelo bem do planeta em apenas um site. O crescimento do agregador sustentável foi exponencial e a Planetiers está pronta para conquistar o mundo.
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Planetiers
é uma startup portuguesa focada na sustentabilidade do planeta Terra e que pretende facilitar a vida a quem procura produtos amigos do ambiente. A empresa junta "consumidores, vendedores, produtos e soluções" que, unidos num mercado de produtos sustentáveis, procuram uma "transformação ecológica". Até agora, existiam muitas soluções online mas nenhum local onde os consumidores conseguissem encontrar uma junção de produtos deste género.
"O que víamos no mercado da ecologia eram produtos de elevada qualidade mas de difícil acesso, dispersos por região territorial ou causas específicas - online encontrávamos sites exclusivos para plastic free, produtos vegan ou alimentação biológica, sendo que, para fazer compras mais abrangentes e diversas, teríamos de saltar entre sites e fazer várias encomendas diferentes", conta Diogo Lourenço, um dos responsáveis pelo projeto, em entrevista à TSF.
A Planetiers foi considerada pela Cision como a 18.ª Startup portuguesa mais mediática de 2018 e a recetividade no mercado foi "muito boa", tendo em conta que "muitos consumidores" já veem a plataforma como uma "referência de sustentabilidade a nível nacional". Mas a Planetiers quer mais e está a preparar-se para dar o salto e tornar-se "o maior agregador de sustentabilidade da Europa".
De Portugal para o Mundo
Depois do crescimento em Portugal, a Planetiers está a preparar um passo de gigantes com a internacionalização do projeto "ainda no primeiro semestre de 2019". Diogo Lourenço fala de um "processo intuitivo" e que "já se encontra em ação há algum tempo".
Primeiro em inglês, depois em espanhol e francês. Para já, o objetivo é responder a "um problema global com uma solução tão global quanto possível".
Depois de "saltar lá para fora", a Planetiers pretende ser "o maior agregador de sustentabilidade da Europa, com muitos mais embaixadores, opinion makers, ativistas, serviços, vendedores, produtos e, acima de tudo, consumidores envolvidos nesta missão ecológica", um espelho do que tem acontecido por cá.
A empresa portuguesa quer ainda provar que "é possível ter uma grande empresa, multinacional e altamente lucrativa com um core business totalmente direcionado para o desenvolvimento sustentável".
A importância das empresas sustentáveis
Numa altura em que a sustentabilidade do planeta é tema central na sociedade, Diogo Lourenço explica que a responsabilidade de estar à frente do projeto "é tão acrescida quanto a satisfação", mas mais do que isso é fundamental dar o exemplo às empresas numa altura em que têm um "papel gigante a tomar".
"É muito importante mostrar ao mercado que uma empresa com core business na sustentabilidade consegue ter sucesso e ser lucrativa", esclarece, acrescentando que "a ecologia sempre foi olhada de lado pelas grandes empresas por verem nela apenas mais um encargo".
Mas, num momento como o que vivemos, "certo é que quem não se adaptar a esta mudança sustentável não conseguirá manter uma empresa aberta por muito mais tempo", realça o responsável.
As empresas sustentáveis acabam, muitas vezes, por "estar em desvantagem no mercado livre, certo é que quem não se adaptar a esta mudança sustentável não conseguirá manter uma empresa aberta por muito mais tempo". Deste modo, a Planetiers apresenta-se como um canal especializado para pequenos produtores que passam a ter uma "forma fácil e acessível de chegarem a novos públicos".
O foco em quem tem menos preocupações
A Planetiers "não é uma plataforma feita para quem vê a ecologia de uma forma extremista", pois pretende "promover pequenas mudanças de uma forma consciente e sustentável" e focar-se nos que estão menos conscientes das necessidades do planeta.
Diogo Lourenço dá como exemplo o veganismo, "a dieta mais ecológica e capaz de reduzir a pegada ecológica da nossa alimentação para níveis aceitáveis".
"A Planetiers trabalha mais para o grupo das 90 pessoas que começa este mês a reduzir o consumo de carne do que para o grupo dos 10 que já é vegan há anos - com tempo, persistência, conteúdos informativos e soluções fáceis, a ideia é tornar essas 90 pessoas que estão a dar o primeiro passo em vegans sérios e envolvidos", esclarece.
É assim que os responsáveis explicam que "o grande twist da Planetiers é que não nos focamos apenas em causas de nicho mas sim em valores partilhados - optar por soluções ecológicas traz tantas vantagens às nossas rotinas que temos bastante margem de manobra".
O apoio de um Nobel da Paz
Mohan Munasinghe associou-se ao projeto nacional. Depois de um primeiro contacto, o professor ficou empolgado com o projeto e tornou-se um "embaixador" mas também uma "linha orientadora".
A Planetiers baseia a sua "cultura de empresa no conceito de Sustainomics" que o Nobel da Paz de 2007 propõe, com um "equilíbrio entre a Economia, o Ambiente e o Social".