As receitas de IVA e de IRS continuam acima do previsto. A TSF sabe que, até agosto, a receita conjunta destes dois impostos está a superar os objetivos do governo. Se até ao final do ano estas receitas mantiverem o ritmo haverá devolução de parte da sobretaxa de IRS.
Corpo do artigo
Recorde-se que, nas contas referentes ao mês anterior (até julho), o ministério das finanças já antecipava uma possível descida da sobretaxa de 3,5 para 2,6%.
Agora, até agosto, ainda não é conhecido o valor da nova previsão, mas a TSF sabe que as receitas dos dois impostos se mantêm acima do previsto.
A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje o valor do défice orçamental até agosto, na síntese da execução orçamental acumulada para os primeiros oito meses do ano, que apresenta os números em contas públicas.
Em julho, o défice das administrações públicas, apurado em contabilidade pública, ascendeu a 5.370,4 milhões de euros, uma melhoria de 423,8 milhões de euros considerando o universo comparável.
De acordo com a síntese da execução orçamental de julho, considerando o universo comparável, ou seja, excluindo as novas Entidades Públicas Reclassificadas em 2015, "o saldo global das administrações públicas registou uma melhoria face ao período homólogo de 423,8 milhões de euros, refletindo principalmente a diminuição da despesa".
Na quarta-feira, o INE divulgou o valor do défice até junho deste ano em contas nacionais, a ótica dos compromissos e a que conta para Bruxelas, revelando que o défice orçamental atingiu 4,7% do PIB na primeira metade do ano, um valor superior à meta de 2,7% estabelecida pelo Governo para a totalidade do ano.