O aumento dos descontos para a ADSE também vai ser aplicado aos pensionistas do Estado. A FESAP e o STE repudiam a proposta do Governo.
Corpo do artigo
A subida dos descontos anunciada por Pedro Passos Coelho no início de maio também será aplicada aos pensionistas a partir do próximo Verão, depois de entrar em vigor o Orçamento retificativo.
Na altura, o primeiro-ministro falou em aumentos das contribuições dos trabalhadores para os subsistemas de saúde do Estado.
A intenção do Governo, segundo avança hoje o Jornal de Negócios, foi já comunicada aos sindicatos.
Para as pensões superiores a 485 euros a taxa aumenta de 1,5% para 2,25% já este ano. A partir de 1 de janeiro volta a subir para 2,5%. O agravamento é igual ao que já estava previsto para os funcionários públicos no ativo.
Nobre dos Santos, dirigente da Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), diz que esta estrutura sindical não concorda nem vai aceitar com esta medida, garantido que ela nunca foi abordada nas reuniões com Governo.
Também Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, não aceita a medida do Executivoo e lembra que estes pensionistas têm pago uma fatura muito elevada.
A TSF já pediu esclarecimentos ao Ministério das Finanças sobre a intenção de alargar aos pensionistas .o aumento da contribuição para o sistema de assistência na saúde dos funcionários públicos.