A aquisição de um conjunto de ativos de transmissão elétrica à MLP Transmisión S.A., empresa controlada pelo grupo Antofagasta Plc, um dos maiores produtores mundiais de cobre, foi num montante total de 67,5 milhões de dólares, ou seja, cerca de 57,5 milhões de euros
Corpo do artigo
A REN- Redes Energéticas Nacionais foi às compras no Chile e confirma que acabou por adquirir um portfólio localizado na região centro-norte do país, que inclui aproximadamente 144 quilómetros de linhas de transmissão.
Estes ativos tinham sido desenvolvidos para apoiar a operação mineira da Minera Los Pelambres, uma das maiores minas de cobre do mundo, controlada pelo grupo Antofagasta Plc., mas recentemente as infraestruturas foram reclassificadas como ativos regulados, no âmbito do processo de revisão tarifária para o período regulatório de 2024–2027.
Esta aquisição ocorre no seguimento da compra da empresa Transmisora de Energía Nacimiento S.A., em abril de 2025, reforçando a presença da REN no setor de transmissão de eletricidade no Chile.
A Transemel, subsidiária chilena da REN no setor da transmissão elétrica, passará assim a operar cerca de 423 quilómetros de linhas de transmissão e cinco subestações, distribuídas pelas regiões norte, centro e sul do país.
No Chile, além da Transemel, a REN detém uma participação de 42,5% na Electrogas, que possui e opera um gasoduto de 166 quilómetros entre Valparaíso e Santiago.
Em comunicado, adianta ainda que “a aquisição foi realizada em conformidade com a disciplina financeira que orienta a atividade da REN, assegurando uma rentabilidade sustentada e a preservação de métricas de crédito compatíveis com a manutenção do rating investment grade".
A compra enquadra-se no plano estratégico da REN que prevê, em complemento à estratégia de crescimento orgânico no Chile, a execução de aquisições pontuais de ativos em operação alinhada com os princípios de investimento prudente da REN e dentro da sua área de competência técnica.
