Resposta às tarifas: Conselho de Ministros vai aprovar apoios ao investimento e internacionalização
Os apoios que serão anunciados no final da reunião do Conselho de Ministros estendem-se ao financiamento, fundo de maneio, seguros de crédito à exportação e à formação
Corpo do artigo
O Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira apoios ao investimento e internacionalização, de forma a responder às tarifas impostas por Donald Trump.
De acordo com o jornal online Eco, os apoios estendem-se ao financiamento, fundo de maneio, seguros de crédito à exportação e à formação. Estas medidas surgem mesmo depois de os Estados Unidos da América terem anunciado uma pausa de 90 dias nas tarifas, aplicando "uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante este período, de 10%".
O Governo reuniu com 24 associações nos últimos dois dias, apresentando agora um pacote que responda às necessidades das empresas.
“Avançaremos amanhã [quinta-feira] com a reflexão em Conselho de Ministros com medidas estruturais, de profundidade económica, com um grau de tecnicidade e integração entre elas que têm de ser muito bem pensadas”, garantiu o ministro da Economia, Pedro Reis, esta quarta-feira em entrevista à SIC Notícias, rejeitando fazer parte de um “festival eleitoral e fazer comparativos com outros países”.
O apoio ao financiamento será assegurado por garantias operacionalizadas pelo Banco Português de Fomento, enquanto à internacionalização deverá ser garantido pela Compete 2030.
Relativamente aos apoios à formação, as empresas poderão receber um apoio a 90%. Apesar do pedido feito pelas empresas mais afetadas pelas tarifas, o Governo não está a equacionar a recuperação do lay-off simplificado.