A Rio Tinto, a terceira maior empresa de mineração do mundo e que quer fazer um investimento milionário em Torre de Moncorvo, tem capitais britânicos e australianos, mas nasceu em Espanha há quase 140 anos.
Corpo do artigo
O nome Rio Tinto foi inspirado pelo rio avermelhado que atravessa a província espanhola de Huelva, na Andaluzia, uma região onde a exploração mineira existe há muitos séculos.
A empresa está presente em mais de 20 países e explora um pouco de tudo, desde ferro a urânio, passando por cobre, carvão, ouro e diamantes.
Na semana passada, a empresa anunciou ter quebrado o recorde de extracção de ferro num trimestre, com a produção de 50 milhões de toneladas.
O gigante mineiro não escapa a polémicas. Há dois anos a Rio Tinto foi acusada de subornar siderurgias chinesas e de fazer espionagem industrial. Quatro funcionários foram detidos em Xangai.
Também tem sido alvo de grupos ambientalistas que acusam a empresa de contribuir para o aquecimento global, o desenvolvimento da energia nuclear e para a degradação do meio ambiente.