O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garante que os contribuintes vão ter mais dinheiro disponível, mesmo com a atualização de 0,8% nas tabelas de retenção na fonte do IRS.
Corpo do artigo
Rocha Andrade, entrevistado na Manhã TSF, confirmou que as novas tabelas já foram enviadas para publicação em Diário da República. Apesar da atualização de 0,8% da taxa de retenção na fonte do IRS, em linha com a inflação, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garante que os contribuintes vão ter mais dinheiro no bolso no final do mês.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais explicou ainda que contribuintes estarão dispensados da entrega da declaração de IRS este ano. São cerca de um milhão e têm de reunir duas condições: não ter dependentes a cargo e ter apenas rendimentos de trabalho e pensões. Nestes casos, a declaração de IRS será preenchida de forma automática.
Rocha Andrade espera que no próximo ano seja possível alargar o número de contribuintes que não precisam de entregar a declaração de IRS.
Ainda sobre as tabelas de retenção na fonte do IRS, o secretário de Estado garante que, em alguns casos, as novas taxas podem não ser aplicadas este mês, mas garantindo que o acerto será feito em 2018.