
Herman Van Rompuy e Passos Coelho
Reuters
O presidente do Conselho Europeu garantiu apoio na aplicação de medidas para enfrentar a crise portuguesa. Passos Coelho disse que tudo fará para ajudar a UE na crise da dívida soberana.
Corpo do artigo
No final de um encontro com Pedro Passos Coelho em Lisboa, Herman Van Rompuy deixou, numa curta declaração, palavras de encorajamento e frisou que toda a Zona Euro está empenhada em ajudar Portugal.
O responsável europeu disse que Portugal está no bom caminho para ultrapassar a crise e que o programa de reformas português é ambicioso, sendo que «com esforço, tempo e apoio, Portugal vai superar o desafio».
Herman Van Rompuy reconheceu que algumas reformas que estão a ser feitas em Portugal são impopulares, por isso a atitude dos portugueses e do Governo é de elogiar.
Para o presidente do Conselho Europeu, mais importante do que a opinião das agências de rating é o facto de o actual Governo ter o apoio de 85 por cento do Parlamento.
Defendeu ainda que é preciso maturidade para lidar com um desafio diferente daquele que enfrenta a Grécia.
O primeiro-ministro retribuiu o apoio e garantiu que Portugal fará tudo para ajudar a Europa a responder à crise da dívida soberana de alguns Estados-membros.
Passos Coelho frisou a necessidade de arregaçar as magnas para aquilo que ainda aí vem e defendeu que é necessário uma «resposta europeia robusta e coerente» para a situação de vulnerabilidade que alguns países apresentam.
Antes deste encontro, o presidente do Conselho Europeu esteve reunido com o Presidente da República, Cavaco Silva, durante quase uma hora, saindo sem prestar declarações aos jornalistas.