
Viktor Yanukovich e Vladimir Putin após um encontro da Comissão Interestatal Rússia-Ucrânia
Reuters/Sergei Karpukhin
No dia em que se encontrou com Viktor Yanukovich, presidente da Ucrânia, Vladimir Putin confirmou que o preço baixa dos atuais mais de 400 dólares para 268,5.
A Rússia anunciou uma redução de mais de 30 por cento do preço do gás para a Ucrânia, confirmou o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo.
Durante um encontro com Viktor Yanukovich, presidente ucraniano, Putin disse que o preço da venda do gás passaria a ser de 268,5 dólares por cada mil metros cúbicos contra os atuais mais de 400.
Entretanto, o ministro ucraniano da Energia, Eduard Stavytsky, disse à Reuters que a redução deste preço será efetivado já em janeiro de 2014.
Este anúncio foi feito no dia em que a Rússia e a Ucrânia assinaram um acordo destinado a levantar os obstáculos comerciais entre os dois países.
O presidente russo confirmou ainda que o seu país vai investir 15 mil milhões de dólares em títulos do governo ucraniano, tendo em conta as dificuldades económicas que estão a atingir a Ucrânia.
Entretanto, o líder da oposição na Ucrânia já acusou Yanukovich de trair os interesses nacionais e a independência do país ao assinar este acordo com a Rússia.
Na Praça da Independência, no centro de Kiev, Vitaly Klitschko considerou que o presidente ucraniano desistiu da Ucrânia e de lutar por dias melhores para a população do país.