
Cavaco Silva
O Presidente da República insiste na mensagem de que baixos salários não são o caminho para resolver os problemas da economia portuguesa.
Corpo do artigo
«Esta é uma ideia a que os nossos empresários deveriam dar uma atenção especial. A precariedade e, por esta via, a manutenção de salários baixos não é a solução para os problemas da economia portuguesa, sobretudo quando serve para colmatar insuficiências de liderança, lacunas organizativas ou falta de inovação», reiterou o chefe de Estado em Vila Nova de Famalicão, na inauguração da nova fábrica da Leica.
A mensagem de Cavaco Silva surge depois de Belmiro de Azevedo ter defendido, esta semana, que apenas com baixos salários há trabalho para todos.
Sobre a atualização do salário mínimo nacional, tema em debate na concertação social, o PR defendeu a necessidade de encontrar um equilíbrio entre sindicatos e patrões.
Questionado sobre o anúncio do Governo em levar a cabo rescisões com trabalhadores da Função Publica, o presidente da República disse «esperar» que estes acordos sejam «voluntários» e que os trabalhadores sejam «devidamente» indemnizados.
Quanto à polémica que se intensificou ontem por causa de algumas candidaturas às autarquias, o PR defendeu que o caso deve ser resolvido na justiça.