A Frente Sindical dos trabalhadores da Administração Pública quer garantir que futuros aumentos salariais terão como base a tabela de 2010.
Corpo do artigo
A Frente Sindical dos trabalhadores da Administração Pública quer garantir que futuros aumentos salariais terão como base a tabela de 2010 e não a que resulta da aplicação dos cortes nos vencimentos definidos no Orçamento do Estado.
A proposta foi apresentada hoje em conferência de imprensa pela frente sindical que integra, entre outros, o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado.
«Confrontados com a realidade que tem a ver com o acordo assumido com a 'troika', que aponta para o congelamentos dos salários dos trabalhadores da administração pública, entendemos não propor uma actualização salarial para 2012 mas sim que o governo negoceie connosco a retoma da tabela de 2010», disse Bettencourt Picanço.
O responsável explicou que a exigência destes sindicatos prende-se com a necessidade de garantir a validade da tabela salarial de 2010, assumindo que os cortes salariais de 2011 são um excepção pontual.
A retoma desta tabela salarial de 2010 com os respectivos índices remuneratórios, adiantou, deve manter-se como base para negociações salariais futuras mesmo que, tendo em conta a situação económica do país, não se reflicta imediatamente nos salários dos trabalhadores.