A ideia foi defendida esta quarta-feira pelo presidente executivo do Santander Totta. Na conferência de apresentação de resultados falou-se ainda de um eventual aumento de capital no Novo Banco.
Corpo do artigo
O presidente executivo do Santander Totta não vê problemas em nenhum tipo de governo, seja de esquerda ou de direita.
António Vieira Monteiro acredita que PS e PSD, independentemente das coligações que façam, estão comprometidos com os objetivos internacionais. O que é preciso, diz, é estabilidade.
Em relação ao Novo Banco, o presidente do Santander Totta defende que não pode haver um aumento de capital do Estado ou do fundo de resolução, caso os testes de stress do BCE revelem carências de capital.
Nos últimos tempos tem havido especulação sobre se o Estado ou o Fundo de Resolução teriam de injetar mais dinheiro no Novo Banco depois dos testes de stress. Vieira Monteiro defende que as regras europeias não o permitem e que a solução passa pela reestruturação, que já foi anunciada.
O banco apresentou esta quarta-feira os resultados dos primeiros nove meses do ano, tendo registado um aumento dos lucros em 48,7% para os 176,7 milhões de euros, em comparação com igual período do ano passado.