
Gustavo Bom / Global Imagens
A Presidente da Dielmar, entrevistada pela TSF e Dinheiro Vivo, diz que as mulheres têm de querer liderar.
Corpo do artigo
Sem se comprometer com um apoio ao sistema de quotas para mulheres nos Conselhos de Administração das empresas, a Presidente da Dielmar, Ana Paula Rafael, sustenta: "São as mulheres que têm de querer [liderar as empresas], essa é a primeira parte" da questão
"Quando as mulheres querem, criam à sua volta o ambiente em que a confiança e o espaço que ocupam também lhes trás a possibilidade de elas poderem ter - e concretizar - a ambição de liderança que têm", acrescenta.
Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, Ana Paula Rafael afirma ainda que as organizações e as empresas também precisam de "se aculturar a este novo conceito de competência e de meritocracia".
Nesse sentido, a empresária questiona: "Porque é que uma mulher, tendo a mesma capacidade, o mesmo mérito e a mesma competência de um homem, vai ganhar menos? Isso são as próprias empresas que têm de alterar", conclui.
Ana Paula Rafael, de acordo com a revista Executiva, sempre teve uma ligação "muito forte à empresa da família". Com 16 anos, ainda no tempo em que a publicidade era a preto e branco, sempre que via o anúncio dos refrigerantes Cristalina, dizia para o pai: "Nós também temos de fazer da Dielmar uma marca". Uma marca de roupa para homem.