O executivo socialista quer espalhar a quarta revolução industrial a todo o setor do calçado.
Corpo do artigo
O Governo apresenta esta sexta-feira, em São João da Madeira, o programa de modernização da indústria do calçado. Chama-se 'FOOTure 4.0' e conta com 50 milhões de Euros de investimento até 2020.
Para o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, este programa de modernização quer seguir o exemplo de algumas Startups que já estão no terreno: "Startups que se ligaram melhor aos consumidores, que têm plataformas de vendas customizadas, com uma ligação à imagem de marca e uma ligação direta à indústria 4.0. Produtos desenhados pelo consumidor. Isto está já a acontecer no calçado português mas queremos que estas práticas de algumas empresas se generalizem".
TSF\audio\2018\03\noticias\09\09_mar_jose_milheiro_sapatos
Na indústria portuguesa do calçado, o futuro passa por produzir produtos de alto valor, num segmento de alta qualidade. "Hoje temos empresas portuguesas a vender calçado com o segundo preço mais elevado do mundo", sublinha Caldeira Cabral.
"Temos empresas muito inovadoras e o que o 'FOOTure 4.0' quer fazer é garantir que essa inovação e essa digitalização vai continuar nos próximos anos. Para isso, é preciso investir hoje. O que estamos a ver na indústria do calçado, que há 20 anos estava em queda, é agora uma indústria que renasceu, tem as exportações a crescer, está a criar mais emprego, mas, essencialmente que, está a criar mais valor em Portugal", salienta o ministro da Economia.
O Governo vai estar em São João da Madeira para mais um Roteiro da Inovação e "faz todo o sentido que o roteiro da inovação se foque na indústria do calçado, porque é um bom exemplo de um setor que sofreu com a crise internacional, sofreu com a abertura da União Europeia à concorrência asiática, mas que soube dar a volta pela inovação", defende Caldeira Cabral.