O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil anunciou hoje que foi desconvocada a greve da SATA Air Açores marcada para os dias 31 de julho, 1, 10 e 11 de agosto de 2012.
Corpo do artigo
«Depois de vários contactos com o objetivo de chegar a um acordo com a administração da SATA Air Açores acerca da melhor forma de viabilizar a operação, desta vez a companhia aérea açoriana teve uma posição mais responsável, demonstrando, pela primeira vez, respeito pelas justas reivindicações dos tripulantes de cabine da SATA Air Açores», justifica o sindicato em comunicado.
De acordo com o documento do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a greve foi desconvocada na sequência de diversas reuniões com a administração da SATA, que tiveram início no dia 24 de julho.
O pré-aviso de greve do SNPVAC, datado de 16 de julho, previa a paralisação de todos os voos inter-ilhas nos dias 31 de julho e 1, 10 e 11 de agosto devido ao «profundo desrespeito demonstrado pela companhia aérea açoriana, em relação ao Acordo de Empresa».
O SNPVAC tinha entregado o pré-aviso de greve na sequência de uma assembleia-geral realizada no passado dia 15 de junho, em que os tripulantes de cabine deram um prazo de 30 dias para que a administração da empresa «cumprisse integralmente o instrumento de Regulamentação Coletiva de Trabalho» e desse «provas cabais» de negociação do novo Acordo de Empresa.