Depois de ter confirmado a receção de três propostas à privatização da TAP, o secretário de Estado dos Transportes é taxativo quanto ao futuro.
Corpo do artigo
Numa entrevista esta noite na TVI24, Sérgio Monteiro garantiu que haverá despedimentos se a empresa não for privatizada. "Se a privatização não acontecer e o capital não entrar, a empresa diminuirá e haverá saída de pessoal e redução de rotas, porque não tem dinheiro".
Durante a conferência de imprensa, ao início da noite, o governante já havia sublinhado que "a alternativa à privatização é a reestruturação da empresa".
Por agora, o governo não diz quem está interessado na TAP, mas varias fontes já indicaram que as propostas são de David Neeleman, dono da Azul, Germán Efromovich, da Avianca e Miguel Pais do Amaral.
As propostas vão ser analisadas nos próximos cinco dias pela Parpublica, empresa que gere as participações do Estado.
Assim, no final da próxima semana, o relatório será entregue ao governo. O primeiro-ministro disse esta noite que espera ter o processo concluído até ao final de junho.