A medida estava inicialmente prevista para "o próximo ano", mas foi antecipada com o objetivo de "continuar a aprofundar a transformação digital da Segurança Social"
Corpo do artigo
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou esta quarta-feira que vai passar a ser permitido fazer pagamentos à Segurança Social por MB Way. O objetivo é "reduzir as filas de espera ao nível do atendimento".
A medida, explica a governante, advém da vontade do Executivo de querer "continuar a aprofundar a transformação digital da Segurança Social".
Maria do Rosário Ramalho, que está a ser ouvida esta quarta-feira na comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, na Assembleia da República, adianta que a iniciativa que prevê que os pagamentos à Segurança Social sejam feitos por MB WAY estava inicialmente prevista "para o próximo ano", mas acabou por ser antecipada.
Por outro lado, a ministra indicou ainda que o Governo vai “reforçar o combate aos pagamentos indevidos” e compromete-se a simplificar o ciclo contributivo das empresas.
No que toca ao mercado laboral, a governante entendeu como "positivo" haver mais de cinco milhões de pessoas empregadas, bem como o registo de "alguma descida" na taxa de desemprego jovem, ainda que continue "alta", sublinhou.
"O Governo está atento ao contexto recessivo das economias", indicou, frisando que o aumento no número dos despedimentos coletivos – cujo número de trabalhadores abrangidos aumentou 76% entre janeiro a novembro de 2024, face ao período homólogo – e o aumento nos beneficiários em lay-off dão sinais de preocupação.
