As unidades hoteleiras que provem colocar em prática medidas efetivas de poupança de água terão direito à distinção de um selo verde.
Corpo do artigo
Os hotéis que aderirem a esta iniciativa terão de colocar os seus consumos de água numa plataforma que será monitorizada pela Associação para a Energia (ADENE). Se forem menores em 15% a igual período de 2023 terão direito ao selo verde Save Water.
Já há hotéis a implementarem as 60 medidas de poupança de água preconizadas. É o caso do Hotel da Quinta do Lago que está a remover a relva e a colocar em sua substituição, ou pedra vulcânica, ou relva artificial. Nos quartos, as torneiras foram substituídas por outras de menor caudal, assim como as cabeças de duche.
"Pensamos que com estas cabeças de duche podemos poupar cerca de 20%", diz o diretor hoteleiro. Daniel do Adro garante que os turistas não vão sentir qualquer diferença, nem desconforto nos banhos.
Quando um passageiro chegar ao aeroporto de Faro também não deverá admirar-se se vir no tapete das bagagens 6 malas transparentes com água lá dentro, num total de 235 litros. Tantos quantos se pensa que um turista responsável pode poupar por dia. É uma das medidas de maior impacto e que pode causar alguma surpresa na campanha do Turismo de Portugal. A campanha vai avançar em breve e pretende sensibilizar os visitantes para a necessidade de poupança dos recursos hídricos.
As unidades hoteleiras do Algarve terão uma linha de apoio de 10 milhões de euros, disponível a partir do dia 1 de abril, para colocarem em prática as medidas, bem como uma outra linha de crédito de 50 milhões destinada à sustentabilidade das empresas a que também poderão aceder.
Vão existir painéis nas principais estradas, em português e inglês, onde se poderão ler frases como "menos duches, mais mergulhos" ou "menos piscinas, mais oceano".
A adesão ao selo verde é voluntária, mas o presidente do Turismo do Algarve acredita que grande parte das unidades hoteleiras vão aderir. "Perante o comprometimento por parte das Associações [hoteleiras] durante os trabalhos que decorreram ao longo destes três meses de trabalho que tivemos para preparar este plano, creio que vai haver uma adesão massiva por parte das unidades de alojamento turístico", garante.
No total são 60 medidas a implementar a curto e longo prazo, numa tentativa de poupar 15% de água no setor do turismo em relação aos consumos do ano de 2023.