Semana TSF. A crise está aí, ainda a "cena grotesca" entre Trump e Zelensky e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
O Presidente já reagiu aos últimos desenvolvimentos políticos, falando em "calendário de intervenção o mais rápido possível" e admitindo eleições antecipadas "para 11 ou 18 de maio". Porém, detalhou o que aconteceu e deverá acontecer nos próximos dias, nomeadamente qual será a votação da moção de confiança.
Leia mais: "O mais rápido possível." Marcelo admite eleições antecipadas "para maio"
Donald Trump convocou pessoalmente todo o seu gabinete para clarificar a mensagem aos seus secretários, “cada um está aos comandos dos seus respetivos departamentos, não Elon Musk”. De acordo com o jornal Político, que presta serviço jornalístico especializado, dois funcionários do governo norte-americano deram conta esta quinta-feira que Trump terá dito aos principais membros da sua administração que Musk tinha poderes para fazer apenas recomendações aos departamentos, mas não para emitir decisões unilaterais sobre pessoal ou política.
Leia mais: Donald Trump impõe limites aos poderes de Elon Musk
As estrelas de Hollywood brilharam, esta noite, no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, para a noite mais importante do cinema: os Óscares. Apesar de Fernanda Torres não ter sido considerada Melhor Atriz, o Brasil fez história com Ainda Estou Aqui a ganhar o prémio de Melhor Filme Estrangeiro, a primeira estatueta dourada de sempre para o país. Anora, que contava com seis nomeações, arrecadou cinco troféus, entre os quais o de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Principal.
Leia também: Óscares: Anora é o vencedor da noite com cinco estatuetas, incluindo Melhor Filme; As guerras, os incêndios de Los Angeles e as gargalhadas provocadas por Conan O'Brien: eis a noite dos Óscares em imagens; "Travão" dos EUA à paz em Gaza e o "entusiasmo" no combate a um "russo poderoso": cinema aborda contexto internacional
A Tesla registou, no mês de fevereiro, quedas históricas das vendas na Europa. De acordo com dados divulgados, na quarta-feira, pela agência France-Presse, a marca liderada por Elon Musk afundou 76,3% em França e na Alemanha, enquanto em Portugal registou uma quebra acima de 53% para as 547 unidades, mantendo a tendência negativa no mercado europeu desde o início do ano face ao igual período de 2024. No acumulado do ano, a descida das vendas da marca norte-americana de carros elétricos derrapou cerca de 45%. A Tesla viu ainda a sua quota de mercado descer de 6% para 3% em 12 meses.
Leia mais: Queda a pique nas vendas da Tesla na Europa
Leia também: Envolvimento de Elon Musk na administração Trump está a ter custos para a Tesla
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, lamenta a falta de financiamento das Unidades Locais de Saúde (ULS). Em declarações à TSF, o responsável lembra que "as ULS assinam contratos de programa com o Estado, como fizeram agora no início de 2025, e esses contratos já preveem resultados negativos". Xavier Barreto assinala, por isso, que os 1500 milhões de dívida das Unidades Locais de Saúde, em 2024, "não pode ser uma surpresa".
Leia também: Marcelo admite eleições antecipadas a "11 ou 18 de maio" caso moção de confiança seja chumbada
As palavras não ficaram registadas porque o microfone estava desligado, mas foi audível por quem estava na Comissão de Economia: "Nem filhos tem." Este foi o argumento utilizado, num aparte, pelo deputado do Chega Filipe Melo à bloquista Marisa Matias que fez questão de assinalar as palavras do deputado para que ficassem escritas em ata. Numa discussão relacionada com a redução do horário de funcionamento do comércio, falava-se, em concreto, dos horários das mulheres nas superfícies comerciais. Interrompendo a intervenção da deputada Marisa Matias, Filipe Melo fez um aparte ouvido em toda a sala.
Leia mais: Deputado do Chega ataca deputada do BE com vida pessoal: "Nem filhos tem"
Leia também: BE revê estatutos e quer proteger "bom nome do partido". Pedro Soares fala em "lei da rolha"; PGR diz que serão investigados indícios de “falsificação de documentos” nos despedimentos no BE
O ex-diretor do Expresso José António Saraiva, cronista do Sol, morreu na quinta-feira aos 77 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à Lusa um amigo. Nascido em 1948 em Lisboa, José António Saraiva (JAS) assumiu a direção do semanário Expresso na década de 80 do século passado e foi o diretor que esteve mais anos à frente do título, no total de 22 anos.
Leia mais: Morreu José António Saraiva
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou de "cena grotesca" o confronto entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, em Washington. "Desde que existe diplomacia, não houve uma cena tão grotesca e desrespeitosa como a que ocorreu no Salão Oval", disse no sábado Lula da Silva, que estava em Montevideu para a tomada de posse do novo Presidente uruguaio, Yamandu Orsi.
Leia mais: Lula da Silva considera "cena grotesca" confronto verbal entre Trump e Zelensky
Em entrevista à TSF, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens ( APAVT) recorreu várias vezes ao clima de incerteza geopolítico internacional para travar respostas mais arrojadas sobre o comportamento do Turismo. A APAVT assinala 75 anos de existência com uma série de eventos ao longo de 2025, que vão culminar na realização do próximo congresso do sector em dezembro, em Macau. Ainda assim, Pedro Costa Ferreira adianta que, neste primeiro trimestre, as reservas são tudo menos tímidas. Existem operadores com mais de 30% de marcações para este ano, ou seja, estamos perante um fenómeno muito significativo de antecipação de reservas, acrescenta.
Leia mais: Líder da APAVT não acredita no avanço do projeto do novo aeroporto internacional em Alcochete
