Semana TSF. CP “não tem comboios encostados”, mais um caso no Chega, reuniões secretas do clero em Sintra e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
A Comissão de Trabalhadores da CP assegurou que não há comboios "encostados" e a possibilidade de direcionar algumas carruagens da CP para a Fertagus, admitida no Parlamento por Luís Montenegro, deixou os trabalhadores da empresa revoltados. "Posso dizer que essa notícia causou uma revolta generalizada em todos os trabalhadores da CP, em todas as categorias profissionais. É transversal a toda a toda a empresa. Isto é intolerável, porque nós acabámos há cerca de duas ou três semanas um investimento da inovação dessas unidades no valor de mais de sete milhões de euros. Portanto, agora que as unidades estão um brinquinho para ir para o serviço, são retiradas à CP", revelou Catarina Cardoso, porta-voz da Comissão de Trabalhadores da CP, à TSF.
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou na quinta-feira a abertura de um processo interno a Nuno Pardal Ribeiro, acusado de dois crimes de prostituição de menores agravados, que podem levar à sua expulsão do partido. "Tive a oportunidade já de transmitir a Nuno Pardal que a posição do partido era inflexível nesta matéria e que tinha que imediatamente renunciar a todos os lugares que ocupe em função do partido ou derivado do mandato do partido", afirmou.
Leia mais: Caso "é grave". Ventura anuncia processo interno que pode levar à expulsão de Nuno Pardal do Chega
Leia também: Ferro Rodrigues acusa André Ventura de "calúnia" e "cobardia" e admite processá-lo
Sintra foi palco de reuniões secretas entre bispos e cardeais contra o Papa. Quem patrocinou a luxuosa iniciativa foi o Instituto Acton, especializado em estudos da Religião e da Liberdade, nos Estados Unidos. Mais de 80 cardeais e bispos de todos os continentes reuniram-se, secretamente, em Sintra, no hotel Penha Longa. Conhecem-se, entre eles, alguns bispos angolanos, mas na sua maioria, são provenientes de países pobres.
Leia mais: Bispos e cardeais em reuniões secretas contra o Papa em Portugal
A época da lampreia em 2025 começou marcada pela escassez e preços elevados, a bater em máximos históricos de 100 e 120 euros por exemplar, e com redução do esforço de pesca nos principais rios portugueses: Minho, Lima, Vouga e Mondego. No Minho, os pescadores consideram que o mês de janeiro foi “o pior de sempre”.
Leia mais: Pesca da lampreia navega na escassez. Especialista defende compra a pescadores para repovoamento
Leia também: Investigadores criam dispositivo que permite ao pescador perceber que peixe está impróprio para consumo
Acusado pelo Ocidente de fomentar guerras e instabilidade, o Irão assinala na 2.ª feira os 46 anos da revolução islâmica. O embaixador iraniano, Majid Tafreshi, em entrevista à TSF, falou dos planos de Trump para o Médio Oriente, das sanções, programa nuclear, direitos humanos e do papel que Portugal pode ter na região.
Leia mais: "O Irão está pronto a cooperar, negociar e estabelecer relações com qualquer país do mundo"
Donald Trump disse na terça-feira que quer que os Estados Unidos assumam o controlo da Faixa de Gaza e reconstruam o território, depois de os palestinianos serem reinstalados noutros locais. Esta posição foi transmitida em conferência de imprensa, após o encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca. Trump não excluiu a possibilidade de enviar tropas norte-americanas para apoiar a reconstrução de Gaza e considerou que a participação dos EUA será de “longo prazo”. O presidente norte-americano disse ainda que o acordo para normalizar as relações entre a Arábia Saudita e Israel “vai acontecer”.
A escritora Maria Teresa Horta, a última das "Três Marias", morreu na terça-feira aos 78 anos. Patrícia Reis, a autora da biografia de Maria Teresa Horta, destaca à TSF o "percurso de vida singular" de uma mulher que, na opinião da jornalista, acabou por ser maltratada pelo próprio país: "Era uma mulher ousada que lutava pelas outras mulheres, tinha a sua voz e não se calava... isso penalizou-a porque Portugal não gosta de mulheres assertivas."
Leia mais: "Ousada", "insubmissa" e "uma mulher que desafiou o medo": como é lembrada Maria Teresa Horta
Leia também:
Marcelo evoca lugar único de Maria Teresa Horta nas letras, no feminismo e jornalismo;
Morreu a escritora Maria Teresa Horta, a última das "Três Marias";
"Um líder exemplar" e uma "pessoa muito coerente e equilibrada" que "vai deixar muitas saudades". É assim que Khalid Jamal, dirigente da Comunidade Islâmica de Lisboa, e Faranaz Keshavjee, psicóloga, antropóloga e membro da Comunidade Muçulmana Ismaili, recordam o príncipe Aga Khan. O fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e líder dos muçulmanos xiitas ismailis morreu, na terça-feira, em Lisboa, aos 88 anos.
O MP deduziu acusação contra 60 arguidos no âmbito do processo Tutti Frutti por crimes de corrupção, prevaricação, branqueamento e tráfico de influência. O antigo ministro das Finanças agradeceu aos adversários políticos "que nunca usaram o processo para o atacar".
Leia mais: Fernando Medina fala em "maldade" e "lamenta os oito anos" do processo Tutti Frutti
Leia também:
Tutti Frutti. Pedro Nuno Santos vê “boa notícia” e considera que “país precisa” de Fernando Medina;
Processo Tutti Frutti: MP acusa 60 pessoas de corrupção e arquiva suspeitas contra Medina
A ministra da Saúde reconheceu, na segunda-feira, que Portugal ficou "muito para trás" na área dos cuidados paliativos devido à falta de investimento nos últimos anos, após a Associação de Cuidados Paliativos ter alertado para uma "situação dramática".
"É uma grande preocupação, nós já tínhamos uma ideia muito clara sobre a falta de acesso, a falta de respostas. Durante os últimos anos, não se investiu na área dos cuidados paliativos. Nós estamos agora a fazer uma recuperação gradual, porque não é de um dia para o outro", disse aos jornalistas Ana Paula Martins.
Leia mais: Ministra reconhece que Portugal ficou "muito para trás" nos cuidados paliativos
Leia também: Associação alerta para "situação dramática" nos cuidados paliativos
Foi uma ameaça de morte que proporcionou a detenção Rodolfo José Lohrmann e Mark Cameron Roscaleer, os dois fugitivos da cadeia de Vale de Judeus que foram presos esta quinta-feira, numa bomba de gasolina em Alicante (Espanha). Os agentes da Polícia Nacional de Espanha encontraram ainda no carro documentação falsa, 50 mil euros em dinheiro e duas armas de fogo.
Leia mais: Portugal espera a extradição dos dois fugitivos de Vale de Judeus nos próximos dias
Leia também:
Ministério da Justiça esclarece: Governo vai instalar "inibidores de drones" em Vale de Judeus;
Dois últimos fugitivos de Vale de Judeus capturados em Espanha
Jenni Hermoso garantiu na segunda-feira, perante o juiz da Audiência Nacional, que nunca consentiu o beijo que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales lhe deu depois da vitória da Espanha no Mundial de 2023. “Era o meu chefe quem me estava a beijar. Nesse momento era o meu chefe e acho que isso não é normal em nenhum momento”, disse a jogadora em tribunal.
Os pais e diretores das escolas estão ansiosos com as provas-ensaio que vão começar a ser feitas esta semana. São provas que serão realizadas pelos alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos, em formato digital, para avaliar se as escolas estão prontas para exames totalmente digitais. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, admitiu à TSF que as escolas receberam verbas do Estado para comprar material informático, porém os problemas continuam.
Leia mais: Provas digitais arrancam na próxima semana: pais e diretores preocupados com falhas na internet
Leia também:
“Costas a Mexer” ensina às crianças posturas e hábitos saudáveis;
"Violência? Não, obrigado!" PSP sensibiliza alunos para delinquência juvenil e posse de armas
