O Observatório da Energia quer ajudar a melhorar o consumo energético dos portugueses, tornando-o mais racional.
Corpo do artigo
Promover um uso mais eficiente da energia. É este o objetivo do Observatório da Energia, uma plataforma que foi lançada há cerca de um mês, e que promete tornar o setor energético mais transparente.
Maria João Coelho, vice-presidente da Agência Portuguesa de Energia (APE) e porta-voz deste novo observatório esteve no Almoço TSF, onde explicou que o propósito é fazer com que as pessoas "percebam o que é a dependência energética, como podemos utilizar melhor a energia e fazer com que haja um consumo mais racional".
TSF\audio\2018\03\noticias\20\entrevista_observatorio_energia
Através do Observatório da Energia, "numa só plataforma, estão reunidos todos os dados mais importantes sobre o consumo energético", garante Maria João Coelho.
E apesar de 30% do consumo de energia ter origem nas nossas casas, a vice-presidente da Agência Portuguesa de Energia consideram que os portugueses são consumidores de energia "cada vez mais conscientes".
Uma das próximas ações do observatório será o lançamento de um estudo sobre os efeitos da aplicação de uma tarifa social no mercado da energia. O estudo, levado a cabo por universidades, irá começar dentro das próximas semanas e deverá ter conclusões até ao final do ano.