Sérgio Monteiro vai transitar para o Fundo de Resolução num regime de contrato de prestação de serviço. A informação, avançada inicialmente pelo jornal Público, foi entretanto confirmada pelo Banco de Portugal.
Corpo do artigo
O aindal secretário de Estado Sérgio Monteiro vai integrar o Fundo de Resolução bancário para liderar a venda do Novo Banco, informou o Banco de Portugal em comunicado.
A informação do regulador e supervisor bancário confirma, assim, a notícia hoje avançada pelo Público no seu 'site'.
O banco central justificou a decisão afirmando que "a complexidade e os desafios associados ao processo da venda do Novo Banco" levaram à "necessidade de encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza que pudesse assegurar a coordenação e gestão de toda a operação, incluindo o acompanhamento do programa de transformação a implementar pelo Novo Banco, que é condição essencial para a sua venda".
O atual Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicação vai então "assumir a responsabilidade de PMO (Project Management Office) do projeto, estando prevista a sua contratação pelo Fundo de Resolução em articulação com a Associação Portuguesa de Bancos".
O jornal Público revela ainda que Sérgio Monteiro mantém o vínculo à Caixa Geral de Depósitos e vai transitar para o Fundo de Resolução num regime de contrato de prestação de serviço.
A venda do Novo Banco chegou a estar prevista para este ano, mas as incertezas em relação à solidez dos rácios de capital da instituição levaram a que os candidatos apresentassem propostas de compra que o Banco de Portugal considerou serem de reduzido valor.
O processo de alienação deverá ser retomado após os testes de stress que estão previstos para o mês de Novembro.
* Notícia atualizada às 15:24 com confirmação do Banco de Portugal