O presidente da região de turismo da Serra da Estrela está preocupado com a falta de clientes nos hotéis da região. Para além da neve que não cai, Jorge Patrão diz que a cobrança de portagens nas antigas SCUT está a ter efeitos graves na procura hoteleira.
Corpo do artigo
Uma situação que contrasta com os anos anteriores em que, por esta altura de Carnaval, as reservas já estavam lotadas, lembrou o presidente da região de turismo da Serra da Estrela.
«Poderá haver quebras significativas principalmente derivadas das portagens mais caras que temos em Portugal. Os consumidores vêm principalmente das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Hoje temos empresas hoteleiras aqui que estão a pagar aos clientes o custo da portagem», revelou.
Em declarações à TSF, Jorge Patrão denunciou mesmo que em Espanha circula uma campanha contra as portagens portuguesas que pretende manter os consumidores espanhóis do lado de lá da fronteira.
«Inibe-se os espanhóis porque as portagens tendem também a significar a manutenção do turista espanhol no seu território. Penso que corremos o risco de abrir uma caixa de pandora. Vamos imaginar que os espanhóis colocam portagem entre Vilar Formoso e Burgos, estamos a falar de centenas de quilómetros em autovia. Que moral terá o Governo português para pedir a Espanha que não nos prejudique», defendeu Jorge Patrão.
A preocupação do presidente da região de turismo da Serra da Estrela já foi transmitida ao Governo.