A Soares da Costa, no âmbito do programa de redução de efetivos, já rescindiu contrato por mútuo acordo com 300 trabalhadores, adiantou à Lusa o presidente executivo da empresa.
Corpo do artigo
«O programa de redução de efetivos está a decorrer, tem que ser executado, e já resultou na saída por mútuo acordo de cerca de 300 pessoas dos efetivos do grupo em Portugal e está a prosseguir», afirmou o presidente executivo da Soares da Costa, António Castro Henriques, após a assembleia geral de acionistas que decorreu hoje no Porto com 82 por cento do capital social presente.
O responsável da construtora realçou que não há uma meta traçada em termos quantitativos para o número de trabalhadores a reduzir, mas sim uma «política de ajustar às necessidades» da empresa.
A Sociedade de Construções Soares da Costa foi declarada em reestruturação pelo Governo em dezembro do ano passado, tendo apresentado um "cenário" e não um plano, como Castro Henriques fez questão de referir, que apontava para números na ordem das 900 pessoas.
Segundo comunicado divulgado pela Soares da Costa no princípio do ano, a empresa afirmou que «será prematuro indicar números concretos, que, em todo o caso, deverão ficar longe dos que vêm sendo noticiados, sendo certo ainda que serão reduzidos ao mínimo essencial».
«Nos 900 incluíam-se reduções de efetivos que, à data que apresentámos o plano, já eram passadas. Na altura, quem analisou esses documentos e os publicitou somou duas coisas: o que faltava e o que já tinha sido feito», afirmou o presidente executivo da Soares da Costa.
Castro Henriques salientou que, ao mesmo tempo que se efetua a redução de efetivos está a haver a promoção da colocação de algumas pessoas em países onde a Soares da Costa vai ampliando a sua presença.
Segundo o relatório e contas de 2011, o número médio de trabalhadores do grupo no ano passado foi de 5.549, menos 403 do que em 2010.
No que toca à construtora em particular, continuava a ser o maior empregador do grupo em finais de 2011 com 3.249 pessoas, menos 526 do que no ano anterior.