A Airbus e a tecnológica portuguesa Critical Software assinaram esta terça-feira uma carta de intenção com vista à criação de uma nova entidade conjunta dedicada ao desenvolvimento de software embebido para aplicações aeroespaciais
Corpo do artigo
A formalização desta parceria vai trazer a criação de um centro de engenharia conjunto, dedicado ao desenvolvimento de software embebido para aplicações no setor da aviação comercial.
A carta de intenções foi assinada esta terça-feira, durante o Paris Air Show, na qual Airbus e Critical Software se comprometem a combinar as competências de ambas as empresas na arquitetura e oferta de software crítico e certificado no que diz respeito à segurança, e abrangendo domínios como os sistemas de aviónica, sistemas de cabine e soluções de conectividade, tanto para as aeronaves atuais como para as futuras.
Em comunicado, a empresa portuguesa adianta que o objetivo é garantir uma capacidade sólida no desenvolvimento de software embebido a longo prazo, alinhado com a crescente complexidade e digitalização dos sistemas aeroespaciais.
A nova estrutura, ainda sujeita a avaliação adicional e a aprovação por parte das autoridades reguladoras, reunirá o know-how da Airbus na indústria aeroespacial com a vasta experiência da Critical Software em engenharia de software embebido e crítico para a segurança.
Para Sabine Klauke, Chief Technology Officer da Airbus: "Esta iniciativa reflete a nossa intenção de construir capacidades robustas e duradouras num domínio altamente especializado, contando com a expertise de classe mundial de parceiros como a Critical Software."
Já para João Carreira, CEO da Critical Software: “É com orgulho que anunciamos um novo capítulo na nossa colaboração com a Airbus – uma parceria que reflete a ambição partilhada de moldar o futuro do software aeroespacial. Ao combinar a nossa experiência em sistemas embebidos e críticos com a liderança da Airbus, queremos impulsionar a inovação onde a segurança e a fiabilidade são essenciais. Juntos, reafirmamos o compromisso com a construção de um mundo mais seguro, avançado e sustentável”, adianta, em comunicado.
Esta parceria reforça o compromisso da Airbus com Portugal, país com o qual mantém uma relação bilateral há mais de 50 anos.
A empresa tem vindo a consolidar a sua estratégia de investimento em território nacional, incluindo mais de 1500 postos de trabalho diretos e cerca de seis mil indiretos através da sua rede de parceiros.
O acordo com a Critical Software, dada como uma referência nacional no setor tecnológico, vai contribuir para o aumento da competitividade portuguesa no setor aeroespacial, promovendo emprego altamente qualificado, inovação e transformação tecnológica.
